CONTADOR DE VISITAS.

visitas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

26. TOCANTINS - MUSEU DOS POVOS INDÍGENAS ESTÁ ABERTO AO PÚBLICO.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.museus.gov.br/noticias/museu-dos-povos-indigenas-esta-aberto-ao-publico/







Museu dos Povos Indígenas está aberto ao público

O Museu dos Povos Indígenas Yny Heto – Casa do Povo Iny – inaugurado na no dia 24 de setembro, é um marco para os índios da região da Ilha do Bananal, em Tocantins. O museu foi contemplado em 1º lugar pelo Edital Mais Museus de 2008, de iniciativa do Ibram/MinC.
A festa de inauguração contou com a participação dos índios Karajá e Javaé de diversas aldeias da Ilha, que somam mais de três mil pessoas. Participaram da cerimônia a diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus do Ibram, Eneida Braga; o prefeito de Formoso do Araguaia, Pedro Tavares; o presidente da Fundação de Cultura do Tocantins, Diomar Naves, diversas outras autoridades locais, além do cacique Juraci Javaé, que foi o primeiro a idealizar um museu na região.
Índios das etnias Karajá e Javaé fizeram apresentação de danças típicas durante o evento e filmes sobre os povos indígenas foram projetados nas paredes do museu. A primeira dança apresentada, o Maracaxi, é realizada em festas e após colheitas e significa a fartura e a alegria do povo indígena. Em seguida, foi apresentada a Iweruhuky Ise, dança realizada após o ritual do Aruanã, feita em homenagem às autoridades presentes na tribo.
Mais Museus – A diretora Eneida Braga ressaltou a beleza da região e do museu. Para ela, a Casa do Povo Iny representa bem o programa Mais Museus, que beneficia cidades com até 50 mil habitantes e que não possuem instituição museológica. O apoio consiste na aquisição de equipamentos e mobiliários; elaboração de projetos para execução de obras e serviços; instalação e montagem de exposições; restauração de imóveis; elaboração de projetos museológicos ou museográfico; e benfeitoria em imóveis.
Na avaliação da diretora do Ibram/MinC, as parcerias entre município, estado e União, com o apoio do Conselho das Organizações Indígenas do Povo Javaé da Ilha do Bananal (Conjaba), foram fundamentais para o sucesso do projeto.
O Ibram/MinC se comprometeu a acompanhar as atividades do museu e fazer com que se torne uma porta de entrada para a Ilha do Bananal. “Só se entra na Ilha com um guia e nossa proposta é que o Museu dos Povos Indígenas seja o primeiro lugar que o visitante conheça”, disse Eneida Braga.
Acervo - Adornado com pinturas tradicionais do povo Iny, o museu conta com acervo de 43 peças produzidas pelos próprios artesãos Javaé e Karajá. Destacam-se peças em cerâmica, roupas usadas em rituais e uma canoa. A casa dispõe de espaço para exibição de vídeos sobre a cultura e a língua dos povos Iny, bem como de material sobre a história e os aspectos culturais do município. Conta ainda com uma loja para venda de produtos artesanais.
  • facebook
  • google_buzz
  • orkut
  • twitter
  • rss
  • print
  • bookmark
  • email
Fonte: Assessoria de Comunicação, Ibram/MinC
Data de Publicação: 28/09/2010
Leia Mais
- See more at: http://www.museus.gov.br/noticias/museu-dos-povos-indigenas-esta-aberto-ao-publico/#sthash.BkTrCY15.dpuf

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Museu do Índio - Informativos
PÁGINA INICIAL > DIVULGAÇÃO > MUSEU AO VIVO

MUSEU AO VIVO

Leia a mais nova edição do Jornal Museu ao Vivo.
jornal site n38 thumbjornal site n37 thumbjornal site n36 thumbjornal site n35 thumbjornal site n34 thumbjornal site n33 thumbjornal site n32 thumb
jornal site n31 thumbjornal site n30 thumbjornal site n29 thumbjornal site n28 thumbjornal site n27 thumbjornal site n26 thumbjornal site n25 thumb
 jornal site n24 thumbjornal site n23 thumbjornal site n22 thumbjornal site n21 thumbjornal site n20 thumbjornal site n19 thumbjornal site n18 thumb
  jornal site n17 thumbjornal site n16 thumbjornal site n15 thumbjornal site n14 thumbjornal site n13 thumbjornal site n12 thumbjornal site n11 thumbjornal site n10 thumb jornal site n09 thumbjornal site n08 thumbjornal site n07 thumbjornal site n06 thumbjornal site n05 thumbjornal site n04 thumbjornal site n03 thumb

Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17:30 horas. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17 horas. Grátis aos domingos.
Rua das Palmeiras, 55. Botafogo - Rio de Janeiro/RJ - Brasil. CEP 22.270-070. Tel: (21) 3214.8700

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário